segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O QUE É HOMEOPATIA?





A palavra Homeopatia é de origem grega e significa "doença semelhante". A homeopatia é um método de tratamento, uma prática médica fundamentada em três princípios: Lei dos semelhantes, Experimentação medicamentosa e utilização de Medicamentos homeopáticos em doses infinitesimais. Alguns autores ainda relatam um quarto princípio que seria o uso de medicamento único, que consiste na tese de que cada paciente possui um único medicamento, capaz de tratar todos os seus males. No entanto, outras linhas consideram isso apenas uma recomendação.

Foi desenvolvida pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, em 1796, em uma época que muito se conhecia sobre o corpo humano mas não se dispunha de métodos de tratamento seguros e eficazes. A utilização de métodos como sangrias, vomitórios e purgativos era muito comum e debilitava ainda mais os enfermos submetidos a esses procedimentos.

Os medicamentos homeopáticos são obtidos a partir de matérias-primas diversas, sendo a maioria de origem vegetal. Porém, é muito comum o uso de matérias-primas de origem química, animal e outras preparações especiais.

Exemplos:
Arnica montana - origem vegetal - matéria-prima: arnica
Apis mellifica - origem animal - matéria-prima: abelhas
Aluminium metallicum - origem química - matéria-prima: alumínio metálico
Hepar sulphur - preparação especial - matéria-prima: sulfeto de cálcio impuro

Como se dá a escolha do medicamento homeopático?
Ao final da consulta, o homeopata deverá ter coletado todos os sinais e sintomas relatados pelo paciente e outros através da observação, a fim de identificar uma matéria-prima que seja capaz de produzir os mesmos sinais e os sintomas em uma pessoa saudável. Daí a aplicação da Lei dos Semelhantes.

Como assim?
No início falamos que um dos princípios da Homeopatia é a Experimentação medicamentosa. Logo, para uma matéria-prima se tornar um medicamento homeopático é necessário saber como essa matéria-prima se comporta no organismo de uma pessoa saudável.
Um exemplo: o que acontece quando somos picados por uma abelha? Temos uma manifestação dermatológica com rubor, edema, calor e dor, essa dor é latejante e típica de uma picada. Assim foi feito com todas as matérias-primas homeopáticas: foi observado o que elas provocam em indivíduos saudáveis e todos os dados foram documentados nas matérias médicas. Quando um paciente relata um quadro característico de uma picada de abelha, sem necessariamente ter sido picado por ela, o medicamento Apis mellifica será útil. Importante informar que o medicamento é diluído inúmeras vezes de acordo com a Farmacopeia Homeopática, para não piorar o quadro do paciente.

Quando o medicamento homeopático não funciona?
O medicamento homeopático pode não funcionar pelos seguintes motivos:
a) dinamização (diluição) não adequada ao quadro clínico, sendo necessário reajustar a diluição;
b) conservação inadequada do medicamento;
c) escolha incorreta do medicamento;
d) técnica de preparo inadequada.

O tratamento homeopático demora a surtir efeito?
O tempo de tratamento é rápido para distúrbios menores, como um resfriado, e pode demorar um pouco mais para distúrbios maiores, como nos problemas crônicos. Por que? Porque o surgimento de um resfriado se dá de um dia para o outro. Enquanto que normalmente a hipertensão arterial sistêmica se desenvolve após um longo período submetido a um estilo de vida inadequado (estresse, alimentação inadequada, sedentarismo, etc).

Então por que utilizar a homeopatia para o tratamento de distúrbios maiores?
Porque o tratamento homeopático poderá fazer com que seja cada vez menor a necessidade dos medicamentos alopáticos. Por exemplo: se uma pessoa portadora do Diabetes utiliza um hipoglicemiante duas ou três vezes ao dia, com a utilização concomitante da homeopatia a necessidade do hipoglicemiante será cada vez menor, porque a homeopatia irá estimular a homeostase. Obviamente, essa redução é feita pelo médico cuidador, após exames laboratoriais.

A Homeopatia é uma especialidade médica, farmacêutica, odontológica, veterinária e está sendo abraçada também por agrônomos empenhados na produção de produtos orgânicos. Procure profissionais qualificados para maior esclarecimento e experimente. A Homeopatia pode fazer muito por sua saúde e a de seus familiares.







Fonte: http://lamasson.com.br/biblioteca/biblioteca/fundamentos/fundaconceitos.htm ; Dicionário de medicamentos homeopáticos


Nenhum comentário:

Postar um comentário